Educação

DACA auxilia ensino fundamental nas escolas da rede municipal

A Divisão de Atenção à Criança e ao Adolescente (DACA) surgiu em meados de 2011, quando a gestão do prefeito Ademir Alves Lindo e do secretário municipal Orlando Bastos Bomfim (Educação) sentiram a necessidade desse apoio para as crianças e adolescentes do nosso município.

Atualmente esse apoio ocorre pela Equipe Multiprofissional, formada pela fonoaudióloga Ana Carolina Chicaroni Fagundes Lima, a psicóloga Carolina Cabianca Ramos e o monitor Fábio Henrique Prado. Essa equipe cuida das 37 Unidades Escolares do Município e, para comunicação oficial, dispõe de um e-mail oficial onde recebe os pedidos de visitas, observações, orientações e reuniões.

Após receberem estes e-mails e agendarem as datas e horários, seguem até às unidades escolares e fazem as triagens dos alunos para encaminhamento e atendimento com profissionais especializados, com auxílio de órgãos de apoio vinculados à municipalidade, como por exemplo, o Núcleo de Atendimento, CAPSi e APAE.

Antes dos encaminhamentos, faz-se orientações para as famílias/responsáveis, além de reuniões de pais, como objetivo preventivo. Este grupo também tem como objetivo realizar capacitações, HTPCs para as professoras da rede, entre outras iniciativas.

Neste ano, a equipe auxilia no gerenciamento de 15 professoras de Educação Especial, cujo trabalho é feito por meio de parcerias com as demais divisões que compõem a Secretaria Municipal da Educação. A equipe segue as determinações da Resolução nº 02/2011, disponível no site da pasta de Educação. No atual momento, segundo informações da pasta, essa resolução está em fase de modificação, cujo estudo final deverá ser concluído ainda neste segundo semestre de 2017.

? PalestrasNa primeira quinzena deste mês ? segunda (7) e quinta-feira (10) ? a equipe multiprofissional da Divisão de Atenção a Criança e ao Adolescente (DACA), da Secretaria Municipal de Educação, reuniu-se com pais de alunos de duas unidades escolares da rede municipal, para palestras ?Regras e Limites?.

No primeiro dia (7), a reunião aconteceu no centro, com os pais da creche do Centro Pirassununguense de Assistência à Infância (CPAI), em que teve como tema ?Regras e Limites?, ministrada pela psicóloga Carolina Cabianca Ramos. Além dos pais e professores, a palestra também foi prestigiada pela gestora da unidade, Hegmar Lourenço.

Na outra agenda, dia 10, esta equipe de multiprofissionais realizou a palestra com a psicóloga Carolina Cabianca Ramos com ?Regras e Limites?, para a comunidade educacional da EMEF ?Professor Próspero Grisi?, na zona sul da cidade. Houve também, uma palestra complementar, proferida pela fonoaudióloga Ana Carolina Chicaroni Fagundes Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.