Destaque da CidadeDestaque1HabitaçãoPromoção Social

Curso de auxiliar de cozinha, do Senac, para residentes do Santa Clara é encerrado

Há duas semanas, convidados especiais puderam apreciar algumas delícias produzidas por alunos residentes no Jardim Santa Clara ? bairro adjunto à Vila Santa Fé ? na filnalização do curso de auxiliar de cozinha, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Serviço Nacional do Comércio (Senac / Regional de São Carlos) e a Caixa Econômica Federal.

Além deste curso, a parceria também ofereceu aos moradores deste conjunto habitacional ? como prevê o programa habitacional federal ?Minha Casa, Minha Vida? – outros cursos e capacitações para auxiliar a geração de rendas a esta população, cujo bairro é formado por 385 moradias.

Especificamente este curso de auxiliar de cozinha, todo ele desenvolvido na sede do projeto socioeducativo ?Cuidando do Amanhã? – que já havia estabelecida uma parceria com o Departamento de Habitação (DeHab, vinculado à pasta de Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e as secretarias municipais de Promoção Social e dos Direitos Humanos, Cidadania e Justiça ? reuniu 20 alunos do bairro interessados na capacitação.

Após quase dois meses de curso e três módulos de aprendizado, organizado pelos monitores de educação profissional do Senac/São Carlos ? Gabriel Bratfich Penteado, Marina Zanoni Macedo e Altamira Ragonesi Pereira -, entre os dias 5 de junho e 10 de julho, puderam ser avaliados no curso, com direto a distribuição de certificados de reconhecimento de conclusão do curso do Senac.

Pela programação do Senac, cada aluno puderam desenvolver habilidades práticas de cozinha voltada para o mercado profissional. Foram ensinadas técnicas e métodos de higiene, segurança, instruções gerais para aproveitamento dos alimentos, práticas e fabricação de alimentos, além do processamento destes alimentos, desde carnes, elaboração de molhos e massas de confeitaria.

Nestas 80 horas de duração, as únicas exigências eram que os alunos fossem maiores de 16 anos e moradores do bairro e as atividades que resultaram no jantar foram montagem dos pratos frios (saladas e sobremesas), como exemplos de arroz negro com queijo, folhas; e quentes, como por exemplo, lombo recheado, macarrão com carne de soja, feijão gordo, isca de frango e batata souté. A sobremesa principal foi pavê chocolate com doce de leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.