Cultura e TurismoDestaque da CidadeDestaque1

Cultura e Turismo promove encontro com artesãos

A arte de usar as mãos para transformar matéria-prima em objetos de uso pessoal e decoração, fazem do artesanato uma atividade capaz de emocionar e contar histórias. A atividade também permite a valorização e preservação de elementos típicos da cultura local e, pelas mãos dos artistas, encontra no turismo uma forma importante de comercialização.

Com esse objetivo, há duas semanas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) realizou a primeira reunião com 70 artesãos cadastrados na SUTACO (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades), nas dependências do Teatro Municipal ?Cacilda Becker?.

No encontro, o secretário Roberto Bragagnollo (Cultura e Turismo) apresentou a nova equipe credenciada pela SUTACO, encarregada pela avaliação dos artesãos e pela realização de eventos: as servidoras Stella Silvia Dias de Oliveira, Maria das Graças Fortes Salgueiro, Andreia Boschin e Maria Aparecida Lima.

Os participantes foram informados sobre as novas regras estabelecidas pela SUTACO, que excluiu os trabalhos manuais, prevalecendo, apenas o artesanato, ou seja, a transformação da matéria prima do início ao fim.

? Avaliações e renovações ? As informações e orientações sobre cadastramento, avaliações técnicas, mudanças estabelecidas pela SUTACO, além dos eventos podem ser obtidas no Centro de Convenções ?Prof. Dr. Fausto Victorelli?, às terças-feiras, das 13 às 17 horas e às sextas-feiras, das 7 horas ao meio-dia, com Maria da Graça Fortes Salgueiro, pelos telefones (19) 3562-1207 ou 3563-0530; e, no Setor de Turismo / Conselho Municipal Turismo (COMTUR), às quintas-feiras, com Andreia Boschin, pelo telefone (19) 3562-6309.

A partir deste mês, a agente de desenvolvimento do PAE?Sebrae, Geiza Martins de Freitas, passa a integrar a equipe, e colocou-se à disposição da pasta para a realização de cursos e palestras, com objetivo de orientar os artesãos nos mais diversos aspectos, entre eles, sobre como aumentar as vendas de seus produtos e a forma correta de apresentar seus trabalhos nas feiras e exposições.

? Expoartesanal ? Para atender inúmeros pedidos dos artesãos, Bragagnollo anunciou durante a reunião o retorno da ExpoArtesanal. Segundo o secretário, a ?ExpoArtesanal do Dia das Mães? será realizada entre entre os dias 9 a 12 de maio, das 13 às 21 horas, no Centro de Convenções ?Prof. Dr. Fausto Victorelli?. As inscrições estão abertas neste local, com Graça Salgueiro.

E, a partir de maio próximo, os artistas terão também a chance de expor e comercializar seus produtos durante a realização do Café com Chorinho. A cada domingo, das 7 às 14 horas, grupos de dez artesãos, aproximadamente, se intercalarão na estação da FEPASA, proporcionando ao público opções criativas para presentear.