Cultura divulga filme de Cacilda Becker e Especial nos 100 anos da estrela pirassununguense

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Pirassununga está realizando nesta semana a divulgação de dois históricos vídeos alusivos à vida de Cacilda Becker, justamente em homenagem e memória à artista pirassununguense que, se estivesse viva, completaria 100 anos nesta terça-feira (6 de abril de 2021).

A ideia da Cultura Municipal era de realizar eventos em homenagem ao centenário de Cacilda Becker, mas devido à pandemia de Covid-19 não foi possível realizar em 2021 o tradicional Festival Cacilda Becker. Por isso a Secretaria de Cultura optou em divulgar um filme com atuação da artista local (Floradas na Serra, de 1954) para relembrar e homenagear a estrela pirassununguense, não deixando a data histórica sem lembrança. Além disso foi divulgado o Especial Cacilda Becker, da TV Cultura, datado de 1970.

Para assistir ao filme completo “Floradas na Serra”, de 1954, com Cacilda Becker, basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=aUUhwpXS7-g. Já para assistir ao Especial Cacilda Becker da TV Cultura, levado ao ar em 1970, basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=xQr7mWACKQM. Os vídeos cujos links acima fazem referência estão disponíveis incorporados abaixo deste texto, nesta matéria e também na página do Youtube da Prefeitura de Pirassununga, no link https://www.youtube.com/channel/UCJS2ST3TjA0L6chaEON1-dg.



Conheça mais sobre Cacila Becker

Cacilda Becker Iaconis era neta de imigrantes italianos pela parte paterna e de alemães pela materna. Cacilda tinha apenas nove anos quando seus pais romperam o casamento e sua mãe viu-se obrigada a criar três filhas sozinha, uma delas a também atriz Cleyde Yáconis.

Aos vinte anos vai para o Rio de Janeiro disposta a iniciar a carreira de atriz. Em 1941, na companhia de Raul Roulien, Cacilda Becker começa a afirmar-se na carreira de atriz; com Raul e Laura Suarez, ela interpreta em “Trio em Lá Menor”, de Raimundo Magalhães Júnior. Antes disso, ainda fez parte do elenco do “Teatro do Estudante”, participando da montagem teatral de Hamlet, dirigida por Paschoal Carlos Magno.

Em 30 anos de carreira, Cacilda encenou 68 peças, no Rio de Janeiro e em São Paulo; fez três filmes (Luz dos Meus Olhos em 1947, Caiçara, em 1950 e Floradas na Serra, em 1954); e uma telenovela (Ciúmes, em 1966), na TV Tupi; além de outras participações em teleteatros na televisão.

Foi casada com o jornalista Tito Fleury. Quando faleceu, estava separada de seu último marido, o ator Walmor Chagas. Deixou a mãe Alzira Becker (seu pai Edmondo Radames Iaconis já era falecido), o filho Luís Carlos, do primeiro matrimônio, e as irmãs Dirce e Cleide Yáconis, está também conhecida atriz de teatro. Deixou, ainda, uma filha adotiva, Maria Clara que Cacilda adotou quando esposa do ator Walmor Chagas.

Durante a apresentação do espetáculo “Esperando Godot”, que encenava com o Walmor, na capital paulista, em 6 de maio de 1969, Cacilda sofreu um derrame cerebral e, não retornando para o segundo ato, foi levada para o hospital, ainda com as roupas de sua personagem.

Cacilda faleceu no dia 14 de junho de 1969 com 48 anos, na Cidade de São Paulo/SP e nesse dia 6 de Abril completaria 100 anos de idade.


Sinopse de Floradas na Serra (1954):

Lucília, cansada dos prazeres do mundo dos ricos, resolve descansar em Campos do Jordão. Porém, ao fazer a visita habitual de controle médico, descobre que está com tuberculose. Mas não suporta o tratamento na clínica. Enquanto esperava para poder voltar à São Paulo na estação de trem de Pindamonhangaba, conhece Bruno, um rapaz pobre e com pretensões de se tornar escritor e que chegara a fim de se tratar. Com a conversa Lucília perde o trem. Sente-se mal e é levada de volta ao sanatório. Tempos depois, em visita de Lucília ao sanatório popular, os dois se reencontram e começam um romance. Porém, a paixão de Lucília consome rapidamente sua saúde enquanto Bruno se recupera e começa a se interessar pela sadia Olívia, noiva rica do médico da clínica.

AtorPesonagem
Cacilda BeckerLucília de Castro Reis
Jardel FilhoBruno
Ilka SoaresElza Maia
John HerbertFlávio
Silvia FernandaOlívia
Gilda NeryBelinha
Miro CerniDr. Celso
Marina FreireSofia
Lola BrahOlga
Célia HelenaTurquinha
Jaime Barcelosgerente
Rubens de FalcoMoacir
Jaime Pernambuco
Maria Luísa Ourdam
Margarida Mayer
Camila Cardoso
Marcello Fiori
José Mauro de Vasconcellospretendente de Lucília
Liana DuvalFirmina
Bárbara Fazio
Luíz Carlos Becker
Galileu Garcia
Renato Consorte
Célia Biarsomente a vóz
Sidneia Rossi
Sérgio Hingst
Geraldo Gabriel
Zélia Ianello
Pedro Moacir
Fleury Martins
Wilma Chandler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *