Correios iniciam entrega dos carnês do IPTU-201

A Seção de Cadastro Fiscal, vinculada à Secretaria Municipal de Finanças, anunciou nesta semana que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), exercício de 2017 já estão sendo entregues pela agência dos Correios (ECT) desde segunda-feira desta semana (20) e prosseguem até meados da primeira quinzena de março próximo.

A confecção dos carnês – cujas capas em tom rosa – possuem a identificação da Prefeitura Municipal de Pirassununga e apresentam o índice de correção em 6,65%, referente à apuração entre os meses de dezembro de 2015 até 30 de novembro de 2016. Este índice oficial da instituição, aceita e exigida pelo Código Tributário Municipal de Pirassununga, mediu a inflação durante os 12 meses deste período citado.

Para este ano, a municipalidade distribui 30.942 carnês do IPTU, dos quais 24.794 correspondem a imóveis em área construída (residenciais, comerciais e industriais), e outros 5.931 unidades de talonário referentes aos terrenos e área livres. Todos estes carnês, com inscrição da cota única ou de parcelamento em dez meses/parcelas, têm os valores correspondentes do Imposto Predial, além das taxas de limpeza pública e do sinistro imobiliário. Os proprietários residentes no perímetro urbano, e cerca de três mil talonários para os proprietários residentes fora do município já começaram a ser distribuídos

Quanto ao pagamento, o proprietário poderá optar pela cota única, cujo vencimento será junto à da primeira parcela, com 10% de desconto; já para quem optar pelo pagamento parcelado poderá ser feito em até dez vezes, correspondente ao vencimento descrito no carnê. Neste ano as datas de vencimento, segundo a setorização organizada pelo Cadastro Fiscal, será nos dias 20, 23, 26 e 29 de cada mês e meses subsequentes; com uma ressalva: os carnês com vencimentos no dia 29, devem ficar atentos não pagamento da última parcela (10ª), que deve ser feita em 28 de dezembro de 2017, devido ao feriado bancário.

  • Datas de entrega – Os talonários já começaram a ser distribuídos pelos Correios e seguem até a 1ª quinzena do mês de março próximo. No caso de não-recebimento até meados do dia 13 de março segunda-feira), o contribuinte poderá solicitar e retirar a 2ª via do talonário junto à Seção de Cadastro Fiscal – 3º piso do Paço Municipal – a partir desta data, munidos do número da escritura do imóvel, e documentos pessoais (RG, CPF ou um carnê de anos anteriores), sempre em horário comercial: das 8 às 17 horas.

Segundo à chefe da Seção de Cadastro Fiscal, Sônia Bignardi Nunes, alguns bairros novos da cidade ainda não possuem entrega dos carnês e não serão distribuídos pelos Correios. Os proprietários de terrenos ou residências dos bairros Jardins Treviso, Rio Verde, dos Ipês (zona norte); Kanebo (zona leste); Santa Clara e Luís de Castro (Vila Santa Fé); São Martinho e Ferrari II (zona norte); além da Vila Romana (zona oeste), e dos proprietários de imóveis do Polo Empresarial “Guilherme Müller Filho”, devem retirar os talonários junto ao guichê da Seção de Cadastro Fiscal, em horário comercial (das 8 às 17 horas), a partir do dia 6 de março (primeira segunda-feira do mês).

  • Recadastramento – Outra importante solicitação do setor é para que os proprietários de imóveis preencham o formulário que se encontra na contracapa do carnê de IPTU-2017 e entregá-lo na Seção de Cadastro Fiscal para a atualização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), destes proprietários dos imóveis.

Quaisquer outras informações ou esclarecimentos sobre o IPTU e taxas, os proprietários poderão procurar pessoalmente pela seção, localizada no 3º piso do Paço Municipal, ou pelos telefones (19) 3565-8012 ou 3565-8057.

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