Conselho da Criança e Adolescente abre processo para escolha dos membros do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Pirassununga divulgou na semana passada o Edital para escolha dos membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2.020/2.021/2.022/2.023. O processo de escolha é realizado por meio de comissão específica, e sob a fiscalização do Ministério Público.

O período de inscrições é de 03 a 19 de junho de 2019 e os interessados devem comparecer à Rua Frederico Port, 74, de segunda à sexta –feira, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

O candidato ao cargo de conselheiro deve ter 21 anos completos ou mais no período da inscrição; reconhecida idoneidade moral; residir no município há mais de dois anos; encontrar-se no gozo dos direitos políticos; ter concluído o Ensino Médio ou equivalente; possuir experiência, comprovada, de efetivo trabalho social na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, de no mínimo 12 meses; e ter conhecimento em informática básica. Todos os candidatos passarão por avaliação psicológica e exame médico.

No ato da inscrição o candidato deverá apresentar cópia simples, acompanhada do original, para conferência dos seguintes documentos: Cédula de Identidade (RG); CPF; comprovante de conclusão do Ensino Médio; certidão de quitação das obrigações eleitorais (obter junto ao Cartório Eleitoral em Pirassununga); comprovante de residência no município (por meio de comprovante de consumo de energia elétrica, água ou outro meio de comprovação legal); uma fotografia 3×4; certidão negativa de antecedentes criminais, dos últimos 5 anos; currículo simplificado; declaração de experiência efetiva no trabalho social voltado a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente; e declaração de próprio punho, em formulário a ser oferecido pela Comissão Especial Eleitoral, de conhecimento básico de informática.

No dia 13 de julho de 2019 será aplicada uma prova escrita aos pré-candidatos, com 25 questões de conhecimento específico, 5 questões de Matemática, 5 questões de informática e 15 questões de Língua Portuguesa, incluindo redação. A prova terá nota máxima de 10 pontos e a nota de mínima para aprovação e participação no processo de escolha será de 6 pontos.

Todos os interessados em concorrer ao cargo de Conselheiro Tutelar devem acessar e ler atentamente, e na íntegra, o Edital 01/2019 da Comissão Especial Eleitoral na página do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, por meio do link https://www.cmdcapirassununga.com.br/eleicoesct.html. O Edital e retificações também foram publicados no Diário Oficial do Município de Pirassununga por requisição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.