Conferência Municipal de Juventude reuniu centenas de jovens

A I Conferência Municipal de Juventude, realizada pela Prefeitura Municipal de Pirassununga e pelo Conselho Municipal de Juventude no último dia 31 com o tema “Juventude, Cidade e Paz”, reuniu aproximadamente 300 pessoas, em sua maioria jovens entre 15 e 29 anos. O evento aconteceu no Palácio da Educação.

As conferências são espaços criados para proporcionar a integração entre Poder Público e Sociedade Civil, na discussão e proposição de políticas públicas voltadas ao atendimento de demandas específicas.

Jovens do Município elaboraram e discutiram propostas de intervenção e políticas públicas a serem desenvolvidas na área da juventude. As propostas embasarão o Plano Municipal de Juventude a ser elaborado no próximo ano.

A solenidade de abertura contou com a presença do Prefeito Municipal Ademir Alves Lindo e vária autoridades. Ademir Lindo falou sobre a importância de se resgatar valores esquecidos, da importância e do papel da família, da escola e do Município na construção de uma sociedade mais justa e pacífica.

Também foram realizadas duas palestras. A primeira, com o arquiteto e urbanista, Atanagildo da Silva Júnior, abordou o tema da conferência, “Juventude, Cidade e Paz”.

Na sequência, o Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Capitão Neymar Pereira dos Santos, falou sobre o tema “Cidade Segura, Cidade de Todos”.

No período da tarde foram realizadas as discussões de grupos e plenária para votação e das propostas.

As discussões aconteceram a partir de quatro eixos temáticos: Juventude e políticas de segurança; Juventude, saúde e assistência social; Juventude, educação, trabalho e renda; Juventude, cultura, esporte e lazer.

Foram realizadas pré-conferências em todas as escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, através de uma parceria com a Diretoria de Ensino – Região Pirassununga. As pré-conferências ocorreram durante a segunda quinzena do mês de agosto

Nas pré-conferências os jovens elaboraram propostas de adequação de espaços públicos de uso comum com o objetivo de estimular a convivência social saudável e pacífica entre a juventude. Os trabalhos serão encaminhados ao Setor de Engenharia da Secretaria Municipal de Obras e Serviços e serão transformados em projetos básicos para a implantação de um banco de projetos da Prefeitura Municipal visando a captação de recursos junto à outras esferas governamentais e setor privado, objetivando a execução das obras de infraestrutura propostas, por ordem de classificação na votação em plenária.

Também foi realizado um concurso para a escolha do logotipo do Conselho Municipal de Juventude de Pirassununga. O desenho escolhido foi apresentado pela E.E. “Pirassununga”.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Justiça e Secretaria Municipal de Promoção Social, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, e Diretoria de Ensino – Região Pirassununga.