Cultura e TurismoDemais 2

Concerto Didático da Orquestra Educacional de Piracicaba

A Secretaria de Cultura e Turismo informa que acontecerá apresentação do Concerto Didático da Orquestra Educacional de Piracicaba no dia 28 de Novembro (domingo), às 10h30min, no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli localizado na Av. Painguás, 2014, Jardim do Lago.

O evento é gratuito, aberto a população e os ingressos serão distribuídos gratuitamente na Secretaria de Cultura e Turismo de Pirassununga a partir de 25/11/2021 das 08h às 11h e das 13h às 16h30. Caso haja disponibilidade de ingressos no dia do concerto, eles poderão ser retirados diretamente na bilheteria do Centro de Convenções, 30 minutos antes da apresentação.

SOBRE O CONCERTO:

Um projeto contemplado no Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 53/2020 – Prêmio por Histórico de Realização em Música tem a duração de 85 minutos o repertório será de trilhas sonoras de filmes e games, obras sinfônicas conhecidas e MPB. No concerto haverá um “Momento Didático” que trata-se de uma atividade educativa/formativa com duração de aproximadamente 20 minutos, a qual o público é convidado a subir ao palco e se aproximar dos instrumentos de sua escolha, enquanto o regente explica a funcionalidade de cada família de instrumentos da orquestra, as pessoas ouvirão a música sendo executada do palco, provocando uma nova experiência, conscientização para a importância da arte e cultura e apreciação da obra musical.

*este convite só acontecerá se na ocasião o protocolo de saúde permitir, mas as explicações didáticas do maestro ficam mantidas.

SOBRE A ORQUESTRA:

Fundada em 2015, a OEP se coloca como meio para o enriquecimento cultural e social na vida das pessoas, criando conexão entre a experiência, a educação musical e a integração, resultando na transformação do integrante e da sociedade.

A proposta metodológica da OEP permite a inclusão de pessoas com o mínimo de conhecimento musical e habilidade técnica no instrumento. Para cada naipe de instrumento foi desenvolvido níveis progressivos de habilidade técnica e conhecimentos musicais, que possibilitam a evolução constante no instrumento e no repertório. A OEP acolhe pessoas com idade a partir de 10 anos, que por meio da integração de diferentes faixas etárias incentiva o compartilhar de suas experiências e vivências culturais e sociais, emergindo o senso de pertencimento.

A OEP é composta por 90 integrantes de todas as famílias de instrumentos sinfônicos, tendo em seu repertório a música de concerto universal de forma predominante, mas também percorre pela música popular brasileira, pop-rock e trilhas sonoras de filmes e games.

Os propósitos da OEP se baseiam na:

1. Experiência – o contato com as atividades da OEP provoca reações cognitivas, emocionais e estéticas, despertando desejos e anseios para o conhecimento e apreciação musical e interesse de pertencimento.

2. Educação e Integração – são meios que permitem o constante aprimoramento do ser humano nas áreas técnica, social e cultural.

3. Transformação – por meio de ensaios e concertos a OEP amplia as perspectivas e possibilidades musicais, sociais e culturais de seus integrantes e dos ouvintes.

(texto e imagem: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)