Cultura e TurismoDestaque da Cidade

Com apoio da Secretaria de Cultura, 10ª louvação a Iemanjá acontece neste sábado

Iemanjá, sincretizada em Nossa Senhora Imaculada Conceição Aparecida, será a grande homenageada neste sábado (1), às 20h, na ?prainha? de Cachoeira de Emas, na Festa para a Rainha das Águas, com bênçãos e passes dos guias espirituais, comandados por Pai Luiz, Sacerdote do Templo. A 10ª Louvação à Iemanjá que acontece neste sábado tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Resgatada por Mãe Idalina (in memorian), matriarca e fundadora do Templo Tupinambá, a louvação festiva é uma tradição cultural e religiosa que ocorria nas décadas de 50 e 60 em Pirassununga.

Atualmente, Pai Luiz, seu filho e Sacerdote, está à frente da instituição e coordena o evento que tem crescido ano a ano, atraindo não só adeptos e simpatizantes da região, como também outros templos que, juntos, fazem desta festividade um marco da cultura afro-brasileira regional.

?O principal objetivo dessa festa é promover a Cultura de Paz, por meio de ações públicas como essa, que traz de forma transparente a tradição religiosa ao Orixá Iemanjá, divindade que é a mais conhecida e respeitada no Brasil e popularmente conhecida como ?Rainha das Águas?, que nos permite uma boa espiritualidade, que faz com que o homem tenha boa cabeça, boa saúde psicológica, emocional, espiritual. Iemanjá também é conhecida como a ?Grande Mãe?, protetora da família, que traz prosperidade e fraternidade, que desenvolve a paciência, a compaixão, a tolerância e a organização familiar?, explica Pai Luiz.

Esse ano, em especial, o Templo Tupinambá conta com a Lei Municipal n° 5.231/18 que instituiu o ?Dia de Iemanjá? em Pirassununga. Uma conquista para os adeptos da Umbanda e Religiões Afro Brasileiras.

Aqueles que quiserem fazer oferendas à Iemanjá, Pai Luiz pede que levem somente rosas brancas naturais, para não poluir e sujar o local com outros materiais como o plástico.

?Convido toda a sociedade e os irmãos que estão à frente de templos em Pirassununga e região para louvarmos juntos nossa Mãe Iemanjá, para agradecermos por mais um ano de vida e realizações. Será um prazer receber a todos em Cachoeira de Emas?, pronunciou Pai Luiz.

A 10ª Louvação à Iemanjá, que acontece neste sábado (1º), às 20h, na prainha de Cachoeira de Emas, tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.