Convênio garante antena digital em Pirassununga

 

Na manhã da quarta-feira passada (30), o prefeito Ademir Lindo esteve na cidade de Paulínia, na região de Campinas, para assinar o convênio governamental “Seja Digital”, para que Pirassununga tenha acesso à antena de sinal digital.

Segundo o cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o sinal analógico – totalmente obsoleto – será desligado no Brasil. Em Pirassununga, de acordo com este calendário geral, o desligamento do sinal analógico vai acontecer no dia 29 de novembro (uma quarta-feira), daqui há exatos 89 dias. O ministério calcula que o sinal analógico estará desligado em dezembro de 2018.

A explicação técnica é que a tevê brasileira passa por uma evolução, e até dezembro de 2018, mais de 1,3 mil cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema.

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700 MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas. E a cobertura do sinal 4G em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.

A expansão do 4G em 700 MHz vai favorecer a todos, seja o cidadão que usa seu smartphone para se divertir com vídeos, músicas e redes sociais, ou para os estudantes, empresários e empreendedores que precisam acessar a internet de qualquer lugar com rapidez e qualidade. Assim que o sinal analógico de TV for desligado, toda a programação dos canais abertos transmitidos deixará de ser exibida. A tela da TV exibirá mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua exibida pelo sinal digital.

Os benefícios da televisão digital, entre outras ventagens são: imagem mais nítida; som de melhor qualidade; ausência total de ruídos e interferências; possibilidade de mobilidade e interatividade; e gratuidade.

Kits gratuitosOs beneficiários de programas sociais do governo federal terão direito a cerca de 200 mil kits gratuitos (antena, conversor e controle remoto). Na tela que surgir deve-se informar o NIS (Número de Identificação Social) ou CPF (cadastro de pessoa física), e clicar no botãobuscar. Se a distribuição tiver começado e o nome estiver na lista, poderá fazer o agendamento na hora.

Mas, se o agendamento ainda não estiver liberado, a pessoa deverá preencher o formulário com dados de contato para que possa receber, em primeira mão, a informação sobre a abertura do agendamento ou a orientação necessária sobre como preparar a residência para receber o sinal digital de TV. A distribuição será realizada pela empresa Seja Digital, por meio de agendamento feito pelo telefone 147 e site oficial (www.sejadigital.com.br).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: