Destaque da CidadeSaúde

Campanha faz testes para detecção de DSTs

Um dos serviços mais importantes da rede pública de Saúde são as campanhas preventivas contra doenças. Uma delas, que é sempre realizada no último trimestre de cada ano, é o programa ?Fique Sabendo?, que realiza testagem contra as chamadas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

As pessoas que procuraram pelos testes, o realizaram de forma discreta, e o último posto itinerante ? até o momento – foi durante a realização do ?Café com Chorinho? deste último domingo (19), das 10 às 14 horas. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, somente na programação do ?Café com Chorinho? foram 73 atendimentos para a detecção de sífilis e Aids.

No entanto, além do ?Café com Chorinho?, foram realizados outros testes no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no campus da Universidade de São Paulo (USP local), num total de 230 testes realizados. Até o momento, foram contabilizados dez casos positivos de sífilis e um caso de HIV.

Nos próximos dias, a coordenação desta programação segue uma agenda junto à algumas empresas instaladas na cidade: na próxima terça (28), haverá testes na Indústria Abengoa; na quarta (29), a Indústria Baldin vai receber a equipe; na sexta-feira (1º de dezembro), será a vez das Indústrias Müller de Bebidas; e finalmente, na primeira segunda-feira de dezembro (4), será a vez da empresa VIPI, no Pólo Industrial.

Também é importante destacar que, a partir desta semana, os testes do programa ?Fique Sabendo? já estarão disponíveis em todas as equipes da Saúde da Família (PSFs). As pessoas interessadas devem procurar por quaisquer uma das unidades do PSF, em horário comercial ? das 7 às 16 horas. Informações complementares sobre esta programação pelo telefone (19) 3563-5050, ou junto ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Jardim Carlos Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.