Destaque da CidadeSaúde

Campanha de Vacinação contra gripe se encerra dia 1º de junho

A vacinação contra a gripe entra em sua reta final pela Campanha Nacional, realizada pelo Ministério da Saúde que, alguns anos, elegeu grupos prioritários para que sejam imunizados em até três etapas. Esta campanha foi iniciada em abril ? dia 23 ? e prossegue até esta sexta-feira (1º de junho).

A imunização é contra o vírus influenza, principal causador das variedades da gripe; após quatro semanas completas de realização da campanha em todo o país, a Vigilância Epidemiológica apurou a quinta parcial de adesão. São vacinados todos os grupos, como os trabalhadores da Saúde Pública, idosos, crianças de até 5 anos, gestantes e puérperas e, a partir da terceira etapa, todos os demais grupos prioritários devem se vacinar, tais como pessoas com comorbidades e doenças, professores e privados de liberdade.

No quinto balancete, Pirassununga ampliou a vacinação para 72,70% de trabalhadores da Saúde Municipal, percentual este acima das médias apuradas no país (70,65%), Estado de São Paulo (60,05%) e da região GVE XX de Piracicaba (68,47%).

Além deste grupo prioritário, também estão sendo vacinados o grupo dos idosos: em Pirassununga, o índice é de 67,14%, e as demais apurações: no país, até o momento, foram imunizados 74,16%; no Estado de São Paulo, 71,62%; e no GVE XX de Piracicaba, este índice inicial é de 70,36%. Desde o início deste mês de maio iniciaram a vacinação, que incluem crianças, gestantes e puérperas.

A vacinação infantil tem os atuais percentuais: Pirassununga (42,09%), país (49,89%), Estado de São Paulo (33,86%) e o GVE XX de Piracicaba (35,84%); entre as gestantes, o índice aumenta em Pirassununga (54,99%), país (54,17%), Estado de São Paulo (39,08%) e GVE XX de Piracicaba (39,91%); e finalmente entre as puérperas / grávidas, tem os seguintes índices, Pirassununga (91,82%), país (76,96%), Estado de São Paulo (67,67%) e GVE XX de Piracicaba (66,58%).

Todos estes dados parciais são fornecidos pelo SIPNI-DATASUS até esta segunda-feira (28), às 8h50 da manhã. Tendo como base estes dados, restando algumas horas para encerrar campanha, foram administradas no total, 12.721 doses até esta data, 2.103 doses ao grupo de comorbidades e 10.618 aos grupos prioritários. Após as três etapas, também são atendidos os grupos de professores e privados de liberdade.

? Reta final ? Como a meta é vacinar, pelo menos, 90% de todos os grupos, em Pirassununga, a vacina está disponibilizada em nove Unidades de Saúde da Família, até esta sexta-feira (1º de junho|), que entra em sua reta final. Fazem parte deste rol de atendimento: USF ?Dra. Lúcia Mocho Rosa Tosi? (Jardim São Valentim); USF ?João Balbi? (Vila Santa Fé); USF ?Dr. João Antonio Del Nero? (Vila São Pedro); USF ?Aristides Rodrigues? (Vila Redenção); USF ?Guaraciaba Vanin? (Bairro da Raia); USF ?Jardim das Laranjeiras?; USF ?José Marafão? (Jardim Limoeiro); USF ?Roque Di Matia (Vila Vila Brás); e Centro de Especialidades Médicas (CEM / Jardim Carlos Gomes).

Quaisquer outras informações complementares sobre a Campanha de Vacinação contra a gripe ou outras atividades do Setor de Vigilância Epidemiológica, podem ser obtidas através do telefone (19) 3561-6292.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.