Destaque da CidadeSaúde

Campanha de Vacinação contra Gripe prossegue com início da 2ª etapa

Desde quarta-feira da semana passada (2 de maio) prossegue a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza, principal causador da gripe. Após duas semanas completas de realização da campanha em todo o país, a Vigilância Epidemiológica apurou a segunda parcial de adesão, cuja imunização segue em três etapas até o dia de junho, sendo que, no próximo sábado (dia 12), véspera do Dia das Mães, será o ?dia de mobilização nacional?. Assim, já estão sendo vacinados os trabalhadores da Saúde, idosos, crianças, gestantes e puérperas. na terceira etapa, que se inicia nesta semana, iniciam todos os demais grupos prioritários para a imunização,tais como pessoas com comorbidades e doenças, professores e privados de liberdade.

No segundo balancete, Pirassununga ampliou a vacinação de 42,43% de trabalhadores da Saúde Municipal, percentual este acima das médias apuradas no país (23,80%), Estado de São Paulo (20,70%) e da região GVE XX de Piracicaba (25,50%).

Além deste grupo prioritário, também estão sendo vacinados o grupo dos idosos: em Pirassununga, o índice inicial é de 32,72%, acima das demais apurações: no país, até o momento, foram imunizados 25,20%; no Estado de São Paulo, 32,12%; e no GVE XX de Piracicaba, este índice inicial é de 32,02%. Desde o início deste mês iniciaram a vacinação da segunda etapa, que incluem crianças, gestantes e puérperas. A vacinação infantil tem os atuais percentuais: Pirassununga (4,32%), país (10,06%), Estado de São Paulo (3,76%) e o GVE XX de Piracicaba (4,85%); entre as gestantes, o índice aumenta em Pirassununga (15,50%), país (14,80%), Estado de São Paulo (7,63%) e GVE XX de Piracicaba (8,57%); e finalmente entre as puérperas / grávidas, tem os seguintes índices, Pirassununga (21,82%), país (21,23%), Estado de São Paulo (12,67%) e GVE XX de Piracicaba (11,71%).

Todos estes dados parciais são fornecidos pelo SIPNIWEB até esta sexta-feira (4), às 9h20 da manhã. Tendo como base estes dados, nestes primeiros dias de campanha foram administradas, no total, 4.354 doses até a manhã desta quinta-feira (26). Após duas duas etapas, finalmente, se inicia a terceira etapa, em que também serão atendidos os grupos com comorbidades, professores e os privados de liberdade.

? Unidades ? Segundo a Vigilância, nas três etapas definidas a meta é vacinar, pelo menos, 90% de todos os grupos. Em Pirassununga, a vacina está disponibilizada em nove Unidades de Saúde da Família, sempre de segunda à sexta-feira, até o dia de junho (sexta-feira).

Fazem parte deste rol de atendimento: USF ?Dra. Lúcia Mocho Rosa Tosi? (Jardim São Valentim); USF ?João Balbi? (Vila Santa Fé); USF ?Dr. João Antonio Del Nero? (Vila São Pedro); USF ?Aristides Rodrigues? (Vila Redenção); USF ?Guaraciaba Vanin? (Bairro da Raia); USF ?Jardim das Laranjeiras?; USF ?José Marafão? (Jardim Limoeiro); USF ?Roque Di Matia (Vila Vila Brás); e Centro de Especialidades Médicas (CEM / Jardim Carlos Gomes).

Quaisquer outras informações complementares sobre a Campanha de Vacinação contra a gripe ou outras atividades do Setor de Vigilância Epidemiológica, podem ser obtidas através do telefone (19) 3561-6292.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.