Destaque da CidadeSaúde

Campanha de Vacinação contra gripe começa nesta semana em etapas

Desde segunda-feira (17) foi iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza, da gripe, e deve seguir até o dia 26 de maio. Em alguns anos, a vacinação contra a gripe se tornou uma campanha permanente e preventiva, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou o dia 13 de maio, como o ?Dia D? (sábado), para o mutirão de vacinação.

Neste período devem ser imunizados alguns grupos pré-definidos: gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e dos trabalhadores da Saúde Pública; também são públicos-alvo, crianças de 6 meses até 5 anos incompletos; povos indígenas; indivíduos de 60 anos ou mais (idosos); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas; pessoas encarceradas e funcionários do sistema prisional; pessoas portadores de doenças crônicas e não-transmissíveis, e de outras condições clínicas especiais, independente da idade; e professores das escolas públicas e privadas.

Diferente dos anos anteriores, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu novas orientações vindas do Ministério da Saúde para esta campanha, cujas vacinações acontecem em etapas: nesta semana inaugural, imunização dos trabalhadores da Saúde Pública, públicos e privados, e também dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais); a 2ª etapa começa na próxima segunda (24), voltadas para gestantes, puérperas e crianças (6 meses até 5 anos de idade incompletos) e indígenas; a 3ª etapa começa na terça-feira (2 de maio), será dedicado para as pessoas com comorbidades diversas; e finalmente, a 4ª etapa, na segunda-feira (8 de maio), especialmente, para professores e todos os demais grupos citados anteriormente. E, na sequência, acontece o ?Dia D da Vacinação?, das 8 às 17 horas ininterruptos , no dia 13 de maio.

? Postos – Segundo a Vigilância Epidemiológica, a vacinação vai acontecer junto às unidades de saúde credenciadas e que deverão atender neste período de abril e maio: de segunda à sexta, das 8 às 16 horas, no Centro de Especialidades Médicas (CEM); e nas USFs Centro 1, Laranjeiras, Limoeiro, Redenção, Santa Fé, São Pedro, São Valentim, Raia e Triângulo.

Já para o ?Dia D?, no dia 13 de maio, o horário será das 8 às 17 horas, no CEM e nas USFs Centro 1, Esperança, Ferrarezi, Kamel, Laranjeiras, Limoeiro, Pinheiro, Redenção, Santa Fé, São Pedro, São Valentim, Raia e Triângulo.