Destaque da CidadeDestaque1Saúde

Campanha de vacinação antirrábica será neste e próximo sábado

Nos próximos dois sábados, amanhã (dia 3) e no próximo (dia 10), a Vigilância Epidemiológica organiza a Campanha Municipal de Vacinação contra a raiva animal, doses únicas destinadas para cães e gatos, ambos acima de três meses de vida. Em 2016, esta campanha ocorreu no segundo semestre do ano devido ao atraso da entrega das vacinas por parte do governo federal.

A imunização destes animais é essencial para a saúde pública, pois, uma vez manifestada a incidência de raiva animal, passa haver perigo real de contágio para o ser humano. A raiva é um vírus que pode ser transmitida dos animais contaminados para o homem, através da saliva, e a taxa de mortalidade da doença ? que atinge apenas os mamíferos ? é de praticamente 100% dos casos.

Os principais transmissores são os animais silvestres como morcegos, gambás, macacos entre outros, que contaminam cachorros, gatos e o próprio ser humano de forma acidental. O contágio é feito por meio de ?troca? de secreções, pelo contato sanguíneo, ou mordida.

No caso da raiva canina, esta tem alguns tipos e fases e é incurável. Somente a vacinação prévia pode evitar a proliferação da doença. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade do animal contaminado, salivação excessiva e paralisia, além de mudança de comportamento, tornando o animal mais quieto, cansado e bravo, que se ?esconde? em locais escuros e ficam agitados. Esta fase inicial tem duração aproximada de um a três dias, e os sintomas, após o período de incubação pode variar de três a seis semanas.

Segundo a agenda programada pela Vigilância Epidemiológica, a vacinação acontece em duas etapas: dia 3 (sábado), das 9 às 16 horas, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos será realizada, nos seguintes postos:

??? Vila Santa Fé ? USF da Vila Santa Fé;

??? Cachoeira de Emas ? USF do Jardim Limoeiro;

??? Zona Norte ? USF do Jardim São Valentim, USF do Parque Clayton Malaman e EMEI ?Professora Lenira Papa?, portão dos fundos, no Jardim das Laranjeiras.

A vacinação prossegue no dia 10 ? segundo sábado do mês de junho ? para mais nove unidades:

??? Jardim Ferrarezi ? USF do Jardim Ferrarezi;

??? Centro ? chaveiro, em frente ao Supermercado Covabra;

??? Vila São Pedro ? USF da Vila São Pedro;

??? Jardim São Fernando ? Igreja Santa Rita de Cássia;

??? Jardim Morumbi ? EMEI ?Professora Therezinha Rodrigues?;

??? Vila Redenção ? USF da Vila Redenção;

??? Jardim Kamel ? USF do Jardim Kamel;

??? Jardim do Lago ? portão dos fundos do Parque Municipal ?Temístocles Marrocos Leite?;

??? Vila Pinheiro ? na sede da Secretaria Municipal de Saúde, à rua Siqueira Campos, nº 1116. Informações gerais sobre a vacinação e outras atividades da Vigilância Epidemiológica podem ser obtidas no CEM ou pelo telefone (19) 3561-6292.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.