Cultura e TurismoDestaque da Cidade

“Caminho da Paz” torna-se roteiro turístico-cultural e ecológico

Esta será a primeira temporada de férias em que o Circuito ?Caminho da Paz? tem a chancela com o reconhecimento estadual de ?roteiro turístico?, em que Pirassununga e mais 11 cidades fazem parte. Este circuito é um roteiro turístico-cultural e ecológico que possui 384 km de extensão e é formado pelas nove cidades da Região Turística ?Histórias e Vales? – Descalvado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Tambaú e mais três municípios da Região Turística da Serra do Itaquiri, Corumbataí, Itirapina e Analândia.

Todo o roteiro pode ser feito à pé, de bicicleta ou off-road (moto, Jeep, carro, camionete ou quadriciclo) e as trilhas passam por praias de água doce, rios e vales, nas regiões rurais e urbanas de Pirassununga, Descalvado, Leme, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Cruz das Palmeiras, São Carlos, Tambaú, Corumbataí, Itirapina e Analândia. Os distritos também são uma atração à parte: Cachoeira de Emas, Broa, Santa Eudóxia, Água Vermelha, Santa Cruz da Estrela e Taquari.

O ?Caminho da Paz? tem o apoio e assessoria do Serviço Nacional do Comércio (SENAC), da Regional de São Carlos, por meio do Programa Regionalização e Desenvolvimento do Turismo em que as cidades se mobilizaram, indicaram pontos turísticos, mapearam o caminho e sinalizaram o trajeto. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Pirassununga é uma das idealizadoras do Caminho da Paz e apoia estrategicamente o projeto.

No dia 24 deste mês ? próxima quarta-feira -, vai ser realizada a reunião da Governança do Circuito Caminho da Paz, a partir das 9 horas da manhã, no Centro de Convenções ?Prof.-Dr. Fausto Victorelli?.

? Participação e apoio Para percorrer o circuito, o interessado deve retirar o ?Passaporte do Peregrino? em qualquer ponto de apoio em uma das cidades. Ao longo do circuito, esse documento de identificação é carimbado em todos os pontos de apoio: hotéis, bares, restaurantes, alambiques, padarias, entre outros.

A relação completa está disponível no site www.circuitocaminhodapaz.com.br. Seja qual for a estação do ano, o participante decide o dia e horário que pretende sair a partir de qualquer município do roteiro e ir até o ponto que desejar.

Em todo o trajeto, a sinalização que orienta os participantes é feita por meio de setas amarelas e placas oficiais fixadas em postes, mourões e estacas de madeira. Os participantes também podem se valer do aplicativo ?Strava? (disponível no site), o mesmo que os corredores e ciclistas usam para registar suas atividades.

Para melhor acolher os visitantes, o município conta com cinco pontos de apoio credenciados pelo SENAC de São Carlos. Além dos pontos credenciados, o visitante também pode ser acolhido no distrito de Cachoeira de Emas.

? Informações Os interessados em percorrer o ?Caminho da Paz? devem se dirigir ao Setor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no Centro de Convenções ?Prof.-Dr. Fausto Victorelli?, pelo telefone de contato (19) 3562-6309, ou ainda, acessar o site www.circuitocaminhodapaz.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.