Destaque da CidadeEsporte

Atleta pirassununguense vence competição internacional

No início deste mês de fevereiro – entre os dias 8 e 11 ? o Chile sediou a 23ª edição da competição denominada Confraternização Desportiva Internacional Nikkei, na capital do país, Santiago. Esta competição reuniu atletas masculinos e femininos de origem japonesa e várias faixas etárias de 11 países das Américas, além dos anfitriões: Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai, Panamá, República Dominicana, México e Estados Unidos.

Em 2016, na 22ª edição (entre os dias 22 e 25 de setembro), esta mesma competição reuniu 12 países das Américas, na Cidade do México. Segundo informações da Internacional Nikkei, esta competição é uma espécie de ?Jogos Panamericanos Nikkeis?, e começou no ano de 1968, também no México, após os Jogos Olímpicos daquele ano.

Estavam em disputas, competições de judô, caratê, tênis-de-mesa, boliche, futebol society, vôlei, tênis e atletismo. Em especial, um dos participantes brasileiros foi o experiente atleta pirassununguense Aíldo da Silva ? voluntário da Secretaria Municipal de Esportes ? que participou na prova de salto com vara. Aíldo, em 2008, havia participado deste mesmo evento, aqui no Brasil, e ficou com a medalha de ouro na ocasião.

Passados dez anos, o atleta Aildo da Silva voltou a repetir o feito e, mais uma vez, conquistou a medalha de ouro, agora, em Santiago do Chile, com o salto registrado em 3m20. Ele competiu com representantes de todos os 12 países participantes. Esta competição voltará a ser realizada em 2020 e, novamente, o Brasil será a sede para o 24º CONFRA Brasil.

Aíldo da Silva promete tentar a classificação e defender o título conquistado. ?Estas competições são importantes e ajudam a descobrir novos talentos. Minha participação na Secretaria Municipal de Esportes também tem este objetivo: descobrir e formar novas gerações de atletas para o país?, reiterou.